Durante a gestação a administração de algumas vacinas é importante para evitar complicações para a mãe e o feto. Entretanto, outras vacinas podem oferecer riscos para o desenvolvimento normal da gestação. Vamos falar sobre as várias vacinas e sua relação com a gravidez.
A vacinação durante a gravidez é importante para evitar o desenvolvimento de doenças maternas e também para imunizar de forma passiva o recém-nascido. Algumas vacinas fazem com que haja resposta imunológica materna e passagem de anticorpos para o feto, de forma que este fica protegido após o nascimento.
São aplicadas na gestação, as vacinas que são comprovadamente seguras para mãe e feto ou então, em situações especiais, quando os benefícios superam os riscos. O melhor momento para a imunização é o primeiro trimestre, quando a proteção permanece por todo o restante da gestação.
O pré-natal é uma oportunidade para completar esquemas de vacinação e aplicar as vacinas que faltam para a mulher. Por isso, os médicos devem estar habituados às vacinas que podem ser aplicadas na gravidez e, principalmente nas áreas endêmicas, as vacinas que são úteis nas situações especiais, como a da Febre Amarela.
O UpToDate orienta que os esquemas vacinais sejam completados logo após o parto, aproveitando o momento em que a mulher se encontra em ambiente hospitalar e sob cuidados de saúde.
Tétano – SEGURA
Pode ser aplicada na gestação. O tétano é uma importante causa de morbidade e mortalidade neonatal, principalmente em países com maior precariedade do sistema de saúde. Quando os cuidados com o coto umbilical não são realizados de forma correta o recém-nascido pode desenvolver a doença e ter graves consequências.
Influenza – SEGURA
Vacina de vírus inativado que pode ser aplicada na gestação. A infecção por Influenza na gravidez é particularmente perigosa pois pode evoluir para uma infecção mais grave pulmonar e prejudicar a saúde materna, podendo levar até mesmo ao óbito. É mais importante nas regiões de clima frio, como o Sul do Brasil.
Hepatite B – SEGURA
Vírus inativado. Pode ser aplicada na gestação nas gestantes não imunizadas. Durante o pré-natal são solicitados exames de triagem para a presença de anticorpos contra a Hepatite.
Sua aplicação é mais importante em profissionais expostos ao vírus como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Caso haja negatividade, ou seja, a gestante não esteja protegida, deve-se realizar o esquema de vacinação. A hepatite B materna pode causar complicações fetais.
Febre Amarela – SOMENTE EM CASOS ESPECIAIS
O ideal é que não seja aplicada em mulheres que pretendam engravidar pelos próximos 3 meses. Caso haja exposição iminente, a vacina pode ser aplicada, alertando-se os riscos existentes.
É importante que as mulheres evitem viagens para áreas endêmicas durante a gestação. No caso das moradoras, devem ser imunizadas antes que engravidem.
Sarampo, caxumba, rubéola e varicela – NÃO PODEM SER APLICADAS
Não devem ser aplicadas em mulheres que pretentem engravidar pelos próximos 3 meses.
Poliomielite – SOMENTE EM CASOS ESPECIAIS
Somente se houver alto risco de contaminação e doença grave.
Haemophilus tipo B – SOMENTE EM CASOS ESPECIAIS
Pacientes que foram esplenectomizadas, ou seja, fizeram cirurgia para retirada do baço.
Neisseria meningitidis – SOMENTE EM CASOS ESPECIAIS
Pode ser aplicada na gestação.
Pneumococcus – SEGURA
Pode ser usada na gravidez, especialmente em pacientes transplantadas, cardiopatas, pneumopatas, hepatopatas, alcoolistas, diabéticas, asplênicas, nefropatas crônicas ou imunossuprimidas.
Febre Tifoide – SOMENTE EM CASOS ESPECIAIS
Somente para as pacientes que viajem para áreas endêmicas. Evitar o contato sempre que possível.
Raiva – SOMENTE EM CASOS ESPECIAIS
Somente em alto risco de contaminação
Tuberculose – NÃO PODE SER APLICADA
A vacina da tuberculose não deve ser aplicada na gravidez.
Fontes:
FREITAS, et al, Rotinas em Obstetrícia. 2011.
UpToDate. Imunizations in pregnancy. 2013.
Liberei uma amostra do meu livro digital: “Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos: E Agora?” Acesse o link abaixo e confira!
http://www.dremersonbatista.com/#!home/ipmp6
Caso você goste do conteúdo e queira saber como ter acesso ao conteúdo completo acesse:
http://www.dremersonbatista.com
CONHEÇA MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS