Para que serve o Sulfato Ferroso na gravidez?

A gestação causa aumento do gasto energético da gestante e necessidade de mais nutrientes para a formação do feto. A quantidade de ferro que a mulher necessita aumenta bastante na gestação, portanto a sua suplementação é importantíssima.

ScreenShot264

Como o consumo de ferro é aumentado?

volume sanguíneo da gestante é aumentado durante a gestação como forma de preparar a mãe para as perdas sanguíneas decorrentes do parto.No parto normal a perda é estimada em 500ml e na cesárea em 1000ml. Estes valores podem ser bem maiores em caso de complicações hemorrágicas.

VEJA TAMBÉM – Modificações que ocorrem no corpo da gestante

Também é importante para o desenvolvimento fetal. Este necessita de maiores quantidades de ferro para a formação do seu corpo, principalmente do sistema nervoso central.

Curiosidade:ausência de menstruação durante a gestação também te como objetivo reduzir a perda sanguínea materna.

Além disso, o aleitamento materno também consome ferro. A suplementação deve ser mantida mesmo no pós-parto para evitar o desenvolvimento de anemia materna.

ScreenShot267

Como é feita a suplementação de ferro na gravidez?

A suplementação mesmo em gestantes que não tem anemia tem o objetivo de formar reserva de ferro. Os estoques de ferro são fundamentais para a reconstituição do volume de sangue circulante na mulher no período pós-parto.

A dose adequada para a suplementação de ferro é de 40mg/dia, em todas as gestantes acima de 20 semanas de idade gestacional e sem anemia prévia. A dose preconizada é de 01 comprimido de Sulfato Ferroso de 300mg ao dia. Cada comprimido contém 40mg de ferro elementar, a dose adequada diária.

Pode causar dor abdominal e diarreia em algumas pacientes, podendo, neste caso, ser ingerido durante a alimentação. Também é importante ressaltar a importância de evitar alimentos com cálcio logo após a sua ingestão, pelo prejuízo que ocorre na absorção.

VEJA TAMBÉM – Medicamentos que causam malformações fetais

E se a gestante estiver com anemia?

Em gestantes que apresentem anemia prévia(hemoglobina menor que 11mg/dl) a suplementação de ferro deve ser aumentada. A dose é de 03 comprimidos de Sulfato Ferroso 300mg por dia e com início antes das 20 semanas.

As gestantes com anemia devem ser encaminhadas para acompanhamento no pré-natal de alto risco, pela maior chance de complicações maternas e fetais.

Screen Shot 10-27-15 at 05.24 PM

Fonte:

BRANDÃO, A. H.; CABRAL, M. A.; CABRAL, A. C. A suplementação de ferro na gravidez: orientações atuais. FEMINA, Belo Horizonte, v. 39, n. 5, p. 285-289, Maio 2011.

Tem interesse em melhorar seu desempenho acadêmico e intelectual? Conheça nosso site “Estudante Profissional”. As melhores dicas de estudo e desempenho acadêmico para você.

12106814_556886591142604_6459095786695016654_n(2)

https://estudanteprofissionalblog.wordpress.com/

CONHEÇA O MEU PERFIL NO GOOGLE PLUS – https://plus.google.com/u/0/107467915066257179224

Emerson Batista

55 comentários sobre “Para que serve o Sulfato Ferroso na gravidez?

  1. Pingback: Alimentação durante a gravidez | Gravidez e Saúde da Mulher

  2. Olá, estou com quase 4 meses de gestação, e foi detectada uma pequena anemia nos meus exames. A médica mandou que eu tomasse dois comprimidos de 40 mg antes do almoço. Fiquei em dúvida se devo tomar os dois de uma vez, ou tomar 2 comprimidos ao dia, com intervalo entre eles. Por favor, ajude-me a sanar essa dúvida, não quero prejudicar meu bebê!

    Curtir

  3. ola meu nome é giselda eu tomo sulfato ferroso e me sinto muito mal fico vomitando verde pela manhã e me dar bastante dor de barriga

    Curtir

  4. Estou com 7 meses estou tomando o sulfato de 40mg duas vezes ao dia mais estou passando muito mal tendo falta de ar fico mole a vista escurece da ancia por isso decidi para agora melhorei mais preciso saber se estou agindo certa parar

    Curtir

    • Estes sintomas provavelmente são por conta da própria gestação. O sulfato ferroso pode causar piora do enjôo e dor estomacal. Caso os sintomas estiverem insuportáveis procure seu médico para que ele troque a medicação

      Curtir

  5. Boa tarde! Estou com 13 semanas de gestação, estou com toxoplasmose, tomando antibiótico, tomei acido fólico até 9 semanas, parei por motivo de reação alérgica no rosto e pescoço, agora estou com duvida se posso tomar materna, pois a mesma contém acido fólico. Iniciei hoje com sulfato ferroso temei 20 gotas. Poderia me ajudar?

    Curtir

  6. OLA ESTOU GRAVIDA DE 3 MESES E DESDE O PRIMEIRO MES TOMO ACIDO FOLIDO E SULFATO FERROSO MAIS ME SINTO MUITO MAL, MEU ESTOMAGO DOI E FICO COM MUITA TONTURA, EU TOMAVA O SULFATO ANTES DO ALMOCO , MEU MEDICO ME RECOMENDOU A TOMAR DEPOIS DO ALMOCO, MAS CONTINUO SENTINDO A MESMA COISA, NAO CONSIGO TOMAR TODOS OS DIAS, SERA SE VAI FAZER MAL PARA A CRIANCA EU NAO TOMANDO TODOS OS DIAS? E POSSO PARAR DE VEZ DE TOMAR,?

    Curtir

    • Seria bom você tomar para ajudar na formação do seu bebê. Procure outra forma de vitamina que contenha ácido fólico como o Materna. O sulfato ferroso pode ser substituído por outra formulação como as pediátricas, na forma de xarope

      Curtir

  7. Olá,me chamo Andréia e estou com 3 meses de gestação e sinto muitas tonturas e estou sem apetite pra comer comidas caseiras me sinto muito fraca,vou me consultar com meu médico segunda feira e vou perguntar se posso tomar algum fortificante pois estou me sentindo muito fraca.

    Curtir

    • No início da gestação é comum ter dificuldade de se alimentar mesmo. Quando comparecer ao pré-natal o médico vai prescrever as vitaminas necessárias, ou seja, ácido fólico e sulfato ferroso. Seu apetite voltará ao normal com a evolução da gestação

      Curtir

  8. Estou com todos os sintomas de gravidez mas n tenho certeza se estou grávida só vou poder fazer o exame de sangue daqui uma semana , estava me sentindo muito fraca e resolvi tomar o sulfato ferroso mesmo sem o medico mandar , devo parar de tomar ou posso continua tomando ate receber o resultado ?

    Curtir

  9. olá meu nome é bruna tem 3 mês de grávida nos primeiros meses o médico me passou o ácido fólico e os fato ferroso mas está me fazendo muito mal todas as vezes que eu tomo quero saber se vai prejudicar meu bebê se eu parar de tomar remédio

    Curtir

  10. Olá estou grávida de 11 semanas gostaria de saber se mesmo tomando materna posso continuar tomando ácido fólico e sulfato ferroso. Sendo que materna contém ácido fólico e sulfato ferroso também ou não posso tomar os dois.

    Curtir

  11. oie flor entao descobri minha gravidez a 3 semanas atraz antes disso eu tinha feito uma bateria de exame e ele me disse que estava tudo ok soh estava com um pouquinho de anemia ai me receitou sufato ferrozo ai marquei outra consulta no mes que vem pq descobri este mes que eu estou gravida estou com medo sera que tenho como me curar? soh tomando sufato ferrozo?

    Curtir

  12. Olá! Descobri que estou grávida de 4 semanas, e meu hemograma acusou anemia ( Hemoglobina 10.9, e Hematócrito 34.0%), já tinha iniciado o DTN-fol pois estava desconfiada da gravidez, e a dra. receitou. Minha revisão é daqui a uma semana, estou preocupada pois sei da importância do ferro no inicio da gravidez . Não sei o que fazer! Me ajudem!!

    Curtir

  13. Mnha médica me receitou sulfato ferroso mesmo eu estando de 11 semanas. Tem algum inconveniente? Eu deveria esperar até completar 16 semanas?

    Curtir

    • Depende de como estão seus exames. O sulfato ferroso vai ajudar para que você não tenha anemia e pode ser iniciado a qualquer momento da gestação. Geralmente iniciamos com 14 semanas em gestantes sem anemia

      Curtir

  14. Oi boa tarde ! Gostaria de saber se posso tomar outro tipo de sulfato ferroso ? Pois estou com 4 meses, e o medico me receitou sulfato ferroso pois estou com um pouco de anemia, mas está me deixando com a barriga inchada, faço vômitos, e estou sem apetite, e me dá náuseas . O QUE DEVO FAZER ?

    Curtir

  15. Estou com 21 semana minha medica me receitou sulfato ferroso.mas ela nao colocou o tanto da dosagem meu marido comprou o de 250mas 50.contudo vai dar 300mg eu posso tomar

    Curtir

  16. Estou com 9 Semanas, me passaram sulfato ferroso e ácido fólico no posto de saúde. Estou tomando há 22 dias, mas tenho me sentido muito mal. Tenho nojo só de olhar por comprimido, sempre me alimentei bem, só que acredito que o sulfato ferroso está prendendo meu intestino. Mesmo antes de descobrir a gravidez não senti enjôos só depois que comecei a tomar. Hoje eu deixei de tomar e me senti bem melhor. Percebi que realmente é ele quem está me deixando mal. O que faço? 😥

    Curtir

  17. Estou com onze semana de gestaçao,ainda nao estou tomando o sufato ferroso so o acido folico tem algum problema estou com medo detomar e passa mal,e ainda nao estou pegando peso acho que estou pesdendoe peso,o que devo fazer.

    Curtir

  18. Estou gestante de 10 semanas e com anemia e faz 15 dia que estou tomando acido fólico e sulfato ferroso. Fiz um exame de toxoplasmose igg e deu reagente, tem alguma chande de ter dado isso por causa do remédio que estou tomando?

    Curtir

  19. Hola la verdad yo qiero salir embarazada pero lo qe psa esq mi utero esta devbil y me dijeron q podria tomar esa vitamina y tambn podria salir embarazada normal lo puedo tomar necesito esta respuestaaa

    Curtir

  20. olá estou gestante de 16 semanas e meu medico me receitou sulfato ferroso so que tres semanas antes tava tomando acido folico que a emfermeira receitou e no dia da consulta o medico pediu pra mim para de tomar

    Curtir

    • O efeito do ácido fólico é somente até 12 semanas de idade gestacional, para formar o sistema nervoso do bebê e fechar o tubo neural. Após esta idade gestacional não há necessidade de continuar tomando

      Curtir

  21. Estou de 4 semanas e 4 dias posso tomar ácido fólico e sulfato ferroso uma vez ao dia
    Ainda não fiz meys exames do pré natal ou tenho que tomar 3 vezes ao dia no café da manhã no almoço e na janta com meu horas antes

    Curtir

  22. ola to com 11 semanas de gestação e tó tomando acido folico e e a medica passou tambem sufato ferroso mais não butou quantas miligramas e meu esposo comprou de 250 miligramas pode fazer mal á meu bb

    Curtir

Deixe um comentário